1 – Qual a importância de um plano de negócios para minha empresa?
O plano de negócios é uma ferramenta que vai organizar suas ideias, indicando todos os aspectos que devem ser levantados, estudados e cuidados da estrutura do seu negócio, e posteriormente vai oferecer suporte durante o processo de estruturação da empresa e funcionar como um “norte” para sua continuidade. Sem um plano para validar as etapas a serem cumpridas para que seu projeto saia do papel, sua empresa poderá ser mais uma das que fecham as portas no Brasil antes de completar dois anos de existência. A Mansur Contabilidade oferece uma assessoria completa para a elaboração do Plano de Negócios num método criativo e rápido, contemplando nove dimensões que merecem a atenção e cuidado do empreendedor.
2 – Como escolher a estrutura jurídica da minha empresa?
No momento de formalizar a sua empresa, é indispensável escolher com segurança a estrutura jurídica do seu negócio. Nossa Assessoria para abertura de empresas aborda a importância de alinhar as características do negócio às possíveis estruturas jurídicas, pois cada estrutura tem suas diferentes exigências legais e normas a serem cumpridas. Há diversos tipos de natureza jurídica para optar, como Empresário Individual, Sociedade Empresarial Limitada e a Sociedade Limitada Unipessoal – SLU. No Brasil, milhares de empreendedores também têm se formalizado como Microempreendedor Individual – MEI, mas esta modalidade atende necessidades muito específicas e o faturamento não pode ultrapassar R$ 80 mil anuais – antes de abrir uma MEI consulte-nos para saber dos benefícios e riscos ao optar por esta modalidade.
3 – Como fazer o planejamento tributário para a minha empresa?
O planejamento tributário é uma das etapas mais importante para o planejamento e estruturação do negócio, ou para a tomada de decisão quanto a mudança no regime que está tributando seu faturamento. O maior desafio é buscar por meio do planejamento a redução dos custos e impostos de forma legal. A carga tributária é um fator impactante na formação do preço de venda de produtos e serviços. Nosso Planejamento tributário leva em conta o modelo, a estrutura e porte do negócio, as despesas fixas e variáveis, assim como os rendimentos. A partir desta análise, apresentamos modelos e comparativos do fluxo tributário, apontando aquele mais benéfico a seu negócio. Fatores que devem pautar o planejamento tributário: previsão de faturamento (ou seja, a receita bruta); previsão de despesas operacionais; margem de lucro e o valor da despesa com empregados.
4 – Devo ter um capital inicial para abertura da minha empresa?
O capital social é um aporte decisivo para iniciar as atividades de uma empresa. Em vista disso, os recursos para o exercício das atividades nos primeiros meses precisam ser previstos e incluídos nos custos iniciais. Ao calcular o capital inicial, você deve levar em consideração todos os recursos essenciais para dar início às atividades, que vão desde os gastos para os registros nos órgãos públicos, implantação da estrutura, despesas até o início do faturamento, aquisição de mercadorias e máquinas, até mesmo gastos com a decoração do estabelecimento e investimentos em marketing. O aporte do capital social também pode ser na forma de imóveis, móveis, veículos, equipamentos, patentes registradas, projetos de desenvolvimento e até capital intelectual ou de Know how – conhecimento adquirido pela experiência -, que para tanto, existem critérios legais para sua precificação ou valorização.
5 – Quais as taxas e os custos para abrir uma empresa?
Os custos e obrigações aumentam conforme o tipo do negócio. Ao se formalizar como MEI, por exemplo, o processo é mais simples e envolve custos mais baixos. Para uma empresa comercial ou prestação de serviços envolve o registro do contrato social (quando envolve sócios), na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas - se a atividade envolver alguma profissão regulamentada, o contrato também deve ser registrado no Conselho correspondente. Depois vai para a Secretaria da Receita Federal, se comércio segue para a Secretaria da Fazenda Estadual e por fim a Secretaria da Fazenda Municipal e por fim para a obtenção do Alvará de Funcionamento e Certidão do Corpo de Bombeiros. Se Industria necessitará da licença da SETESB, se envolver comércio ou fabricação de alimentos, a licença da Anvisa. Após estes procedimentos a empresa deverá providenciar o Certificado Digital modelo A1 – que para tanto organizamos a aquisição sem você precisar sair de casa. Geralmente, o custo que abrange os procedimentos padrões (taxas) fica em torno de R$ 500,00. A Mansur Contabilidade cobra ainda uma taxa de serviços para a confecção do Contrato Social, assim como a montagem e acompanhamento de todo o processo até o final. Os órgãos públicos têm trabalhado cada vez mais para reduzir o prazo para abertura de empresas, podendo levar até 15 dias para liberar todos os registros (JUCESP, CNPJ, IE, IM) após a liberação da Pesquisa de Viabilidade. Para facilitar o entendimento do processo e prazos aproximados colocamos abaixo um fluxo:
6 – Software de gestão é importante para a minha empresa?
Um software de gestão é um programa de computador que lhe ajuda a cuidar das atividades de sua empresa. O objetivo é facilitar as atividades do dia a dia, automatizando os processos de rotina de uma empresa. Hoje, tendência é contratar um serviço de acesso a plataformas de gestão web, mas a grande oferta no mercado pode deixar os empreendedores em dúvida sobre qual é o melhor para as suas necessidades. Existem ferramentas para comércios e pequenos varejos em geral, para prestadores de serviços e de maior complexidade para grandes empresas. Ao fazer a escolha leve em conta o porte do seu empreendimento e avalie os custos e se haverá a necessidade de suporte. Bons softwares costumam oferecer várias funcionalidades integradas, como cadastro de vendas, controle de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica e gestão financeira. A Mansur Contabilidade em parceria com a Omie, umas das melhores plataformas de ERP do Brasil, oferece um atendimento personalizado aos seus clientes.
7 – Como saber se estou pronto para abrir um negócio?
Abrir uma empresa é um projeto de vida e não somente profissional. Por um lado, você terá total liberdade em colocar a ideia de um projeto em prática, por outro lado terá a responsabilidade de buscar o equilíbrio e equacionar todas as habilidades envolvidas para que o empreendimento tenha sucesso. Além de conhecimento sobre todos os aspectos do seu negócio, você deve ter conhecimentos básicos de gestão empresarial, como controle financeiro, controle de processos, de gestão de pessoas e fundamentalmente consciência de que seus resultados dependerão exclusivamente dos seus esforços. A dica é empreender em uma atividade pela qual você tenha domínio, paixão e, de quebra, o inspire a descobrir e conhecer cada vez mais sobre o assunto.