Banco Mundial e plataforma blockchain se unem em projeto de tokenização de crédito carbono

Banco Mundial e plataforma blockchain se unem em projeto de tokenização de crédito carbono

A International Finance Corporation (IFC, em inglês), membro do Banco Mundial que oferece investimentos para países menos desenvolvidos, se uniu à plataforma blockchain Chia Network para lançar o Carbon Opportunities Fund.

O fundo é uma plataforma global de investimento que levantará capital privado para projetos inovadores de obteção, tokenização e venda de créditos de carbono verificados. Segundo a Reuters, o fundo está sendo semeado com US$ 10 milhões.

Também estão envolvidos no Carbon Opportunities Fund a empresa de financiamento de sustentabilidade Aspiration e o investidor em biodiversidade Cultivo. A plataforma global fornecerá créditos de carbono baseados em blockchain comprados de projetos escolhidos por essas duas empresas.

As compensações de carbono são um meio para as empresas neutralizarem suas emissões comprando créditos que financiam projetos de plantio de árvores ou energia renovável.

“Essa nova estrutura que usará tecnologias de blockchain é uma maneira inovadora de os mercados de capitais se envolverem totalmente no comércio de créditos de carbono de forma transparente, segura, justa e benéfica”, disse Paulo de Bolle, diretor global sênior da IFC.

A blockchain parece ser um meio natural para projetos relacionados à compensação de carbono devido a sua transparência. No entanto, para muitos, a tecnologia é manchada por sua associação ao alto gasto de energia envolvido na mineração de criptomoedas, processo pelo qual novos criptoativos são lançados.

Fonte: infoMoney | 17/08/2022


ENTRE EM CONTATO



Rua Francisco Otaviano, 893
Jd. Chapadão, Campinas-SP
(19) 99518-7667